O gênero Attila é composto por 6 espécies de aves Passeriformes da família Tyrannidae. Possuem distribuição restrita à Amazõnia e Mata Atlântica. Alimentam-se basicamente de insetos. Possuem hábitos muito semelhantes entre si, vocalizações características e plumagem em tons amarronzados e ferrugíneos. Algumas espécies do gênero apresentam a cabeça acinzentada.
O bate-pára mede 20 centímetros. Com plumagem característica em tom marrom e íris amarelada.
Vive em matas de várzea, igapós e formações ripárias ribeirinhas.
Ocorre ao sul do Rio Amazonas e no Pantanal do Mato Grosso.
O tinguaçu-ferrugem mede cerca de 19,5 cm de comprimento.
Varia de incomum a localmente comum no sub-bosque e no estrato médio de florestas de várzea e de igapó, florestas pantanosas em margens de lagos e vegetação arbórea em ilhas fluviais. Vive geralmente aos pares e costuma pousar em locais mais expostos do que o capitão-de-saíra(Attila rufus), tornando-se mais visível.
Presente em toda a Amazônia brasileira e nos demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
O tinguaçu-de-barriga-amarela mede 18 centímetros. Difere de outros tinguaçus por apresentar cabeça cinza/marrom e corpo castanho.
Acompanha bandos mistos pelo estrato médio e superior, no interior ou nas bordas de florestas densas.
Típico do noroeste da Amazônia em florestas úmidas.
Ocapitão-castanho Tem cerca de 17,6 centímetros. Tem píleo cinzento, e seu bico é longo, forte e adunco.
Manifestações Sonoras: Costuma emitir ritmicamente o seguinte som: “bi-bi- bí-bit”.
Pode ser encontrada na mata e nas copas. Costuma abanar a cauda para frente e para trás.
Distribui-se no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e no Brasil centro-ocidental.
O capitão-de-saíra mede cerca de 21 cm de comprimento. Pássaro ferrugíneo uniforme, com cabeça cinzenta e garganta estriada de branco.
É comum no estrato médio e nas proximidades da copa de florestas úmidas e florestas em montanhas, tanto em seu interior como nas bordas. Vive solitário ou aos pares, sendo mais ouvido do que observado.
Encontrado exclusivamente no Brasil, na região da Mata Atlântica que vai do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul.
O capitão-de-saíra-amarelo mede cerca de 19 cm de comprimento.
Varia de incomum a localmente comum no interior e nas bordas de florestas úmidas de terra firme, árvores altas em clareiras adjacentes e capoeiras altas. Tende a pousar alto, sendo pouco observado, embora cante insistentemente. Vive solitário, às vezes participando de bandos mistos. Possivelmente é o pássaro que mais atrai a atenção pela sua constante vocalização em florestas densas na Amazônia e na Mata Atlântica ao norte do Espírito Santo. Cantor incansável na maior parte do ano, domina a paisagem sonoro de certos locais.
Presente ao longo de toda a Amazônia brasileira e na Mata Atlântica, de Alagoas ao Rio de Janeiro. Encontrado também do México ao Panamá e nos demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.